terça-feira, 30 de agosto de 2011
A educação ambiental no dia a dia escolar
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Site da Net
domingo, 28 de agosto de 2011
Ambiente Alfabetizador
Vejamos algumas sugestões de ambientes, rotinas e materiais que possibilitariam a prática social da leitura e escrita na alfabetização:
1 – CHAMADA
A cada dia, no início das atividades os nomes dos alunos devem ser explorados por todos. Para que esta atividade seja motivadora, não-repetitiva e que possibilite novas percepções, você deve criar uma situação diferente para cada dia da semana. Para que todas as crianças percebam quais os alunos presentes e ausentes, bem como observar e perceber as escritas desses nomes, é aconselhável que cada criança possua uma ficha ou crachá com o primeiro nome escrito em letra de imprensa maiúscula de um todo (salientar a primeira letra de outra cor) e, do outro lado, o nome completo. Nesta ficha, também poderá conter a foto da criança no princípio do trabalho de exploração do nome próprio. E que este nome seja colocado, após a sua exploração, em um espaço visível por todos os alunos, para que, sempre que necessário, os nomes seja consultados.
- a representação da contagem feita com palitos (individual);
- a representação individual da contagem feita, utilizando o registro com algarismos;
- exploração da ordem e inclusão hierárquica das quantidades manipuladas;
- a exploração das partes que compõem a totalidade do grupo de crianças: meninos e meninas;
- a exploração e a identificação da totalidade de crianças no grupo;
- a exploração e a comparação de quantidades (maior, menor e mesma quantidade, a mais, a menos): meninos/crianças, meninas/crianças;
- a exploração de quantidade, observando alunos presentes e faltosos;
- a exploração de conceitos de adição e subtração das quantidades operadas
sábado, 27 de agosto de 2011
Modelo de ficha
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Nome da Criança: Idade:
Turma: Nome da Educadora:
1. RELATO SOBRE A ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA
1.1 ALIMENTAÇÃO:
1.2 INTERAÇÃO
Ø Com o grupo:
Ø Com a educadora:
Ø Com o ambiente:
2. PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM:
3. NOSSO OBJETIVO DE TRABALHO:
4. RECADO DOS PAIS/RESPONSÁVEL
_____________________________ _________________________________
Assinatura da Educadora Assinatura do Responsável
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Os 10 Mandamentos do Educador
3 - Guardar o respeito devido à personalidade infantil.
4 - Honrar a virtude: dar sempre à criança o exemplo da Caridade, da Justiça, da Humildade
5 - Não matar a iniciativa e o entusiasmo infantil.
7 - Não se furtar a trabalhos e canseiras
9 - Não desejar fazer tudo em um só dia. A educação é obra de persistência e continuidade. Em educação, gastar tempo é ganhá-lo.
10 - Não cobiçar elogios e honrarias, nem sequer compreensão; mas trabalhar na certeza reconfortante de que educar é contribuir para a felicidade dos homens e dos povos.
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Trabalhando com Folclore
São tantas opções para se trabalhar o folclore, sugiro atividades com:
- Adivinhas;
- Parlendas;
- Trava-línguas;
- Cantigas folclóricas;
- Culinária;
- Lendas e Mitos do nosso folclore;
- Festas e Comemorações;
- Brincadeiras infantis;
- Medicina popular, etc.
É muito interessante as crianças realizarem pesquisas com esses temas, trazendo de seu cotidiano as manifestações do folclore para serem trabalhadas em sala de aula e compartilhadas com os colegas.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Para refletir
terça-feira, 23 de agosto de 2011
JOGANDO COM SONS
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
CADERNO PARA O PROFESSOR DE ARTES
O material que segue contém objetivos gerais e específicos, bem como orientações para aulas e avaliações para o ensino de Artes. Espero que gostem!
Para fazer o download do material, clique no link abaixo.
DOWNLOAD AQUI - Caderno para o professor de Artes
domingo, 21 de agosto de 2011
APRENDIZAGEM
Lição de casa: um dever para todo dia
A tarefa de casa é uma atividade importante para a formação dos estudantes - e deve ser incentivada por pais e professores
sábado, 20 de agosto de 2011
Dica!
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Receita de massinha de modelar
• 2 xícaras de farinha de trigo;
• meia xícara de sal;
• 1 xícara de água;
• 1 colher de óleo;
A própria criança poderá fazê-la. Basta juntar todos os ingredientes e amassá-los. Se quiser colorí-la, acrescentar tinta guache da cor desejada. ( a quantidade de tinta fica de acordo com a tonalidade desejada, vá dosando até chegar a cor ideal...)
ESTA BRINCADEIRA ESTIMULA :
• Criatividade;
• Motricidade,
• Controle da força muscular,
• Aquisição de conceitos: constância da massa, causa e efeito,
• Atenção, concentração...
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Biblioteca
Aqui você encontra algumas obras ( livros, artigos, etc. ) que norteiam os projetos desenvolvidos além de publicações que são fruto de atividades em educação desenvolvidas ao longo dos anos pela AVSI.
Também estão disponíveis experiências das instituições parceiras e a legislação pertinente ao tema da educação.
Acesse:
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Quando a Aula dá Errado
Já parou para pensar em todas as vezes que você preparou as aulas, preocupou-se em pesquisar materiais, escolher um vídeo, um determinado mapa ou gráfico e quando esta aula foi ministrada tudo deu errado ?
A idéia é que os alunos estivessem ávidos por aprender, mostrassem interesse e participassem da aula, mas nada disso aconteceu. Você encontrou alunos apáticos, desinteressados, ou então a grande maioria estava ocupada em ligar o celular, brincar com algum joguinho, ouvir uma música, trocar bilhetinhos, olhar pela janela, prestar atenção ao colega. Na verdade eles estavam muito “ocupados” para prestarem atenção na sua aula.
Mas, o que deu errado ? Bem, temos de analisar qual é a estrutura de uma aula fadada ao fracasso para você conhecer o que precisa ser evitado na próxima vez que for prepará-la.
- Nota 0: Elementos que fazem com que uma aula dê errado:
01. jamais entre na sala de aula despreparado, ou com uma aula preparada no último minuto, saiba que é o maior descaso com os alunos fazer isso,
02. a aula não é para você, por isso jamais seja “verborrágico”, ou seja, não fique falando todo o tempo e só com termos difíceis do aluno entender,
03. não use o tom de voz monótono, sem vibração ou calor. Talvez essa seja a sua 10ª. Turma, e você já está entediado em abordar o mesmo assunto, porém os alunos captam essa vibração,
04. jamais elabore aulas que não dêem espaço para os alunos interagirem, darem opiniões ou fazerem perguntas,
05. não faça do livro didático a sua muleta, você pode, e deve, saber andar sem ele.
06. nunca faça perguntas fechadas do tipo “sim”, ou “não”
07. jamais faça perguntas que dependam de voluntários para responder
08. evite distribuir o tempo em: explicar, fazer exercícios e correção (esse é o modelo clássico da “decoreba”.
- Nota 10: Elementos que fazem com que uma aula dê certo, é quando o professor:
01. elabora a aula adequando-a ao linguajar e expectativas do aluno
02. promove e estimula a interação dos alunos com perguntas abertas e contextualizadas às vivências dos alunos
03. mostra paixão e vibração em suas aulas
04. diversifica as estratégias de ensino e sempre está testando novas práticas de ensino
05. traz o mundo para dentro da sala de aula por meio de jornais, debates, noticiários, músicas, assuntos polêmicos, assuntos inovadores, etc.
06. faz com que o conhecimento da sala de aula tem sentido no mundo fora dela, para que os alunos possam assim, compreender o sentido de estarem aprendendo aquilo
07. tem sempre um plano “B” para quando o vídeo, ou DVD não funcionar
08. mostra-se sempre criativo e proativo em todas as situações
09. tem senso de humor o bastante para rir de si mesmo e rir junto com os alunos
10. por meio de todas as suas aulas, tem a convicção de que entregaram algo realmente significativo e que vai tornar a vida daqueles jovens menos difícil
Dê uma olhada no seu plano de aula de amanhã, levante a estrutura que você enquadrou essa aula, selecione os elementos que a compõem e faça os ajustes que achar necessário. Depois conte para a gente no blog. Compartilhe também as suas idéias para tornar uma aula nota 10.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Contando histórias - interrupções
“Como lidar com as interrupções”
É raro haver interrupção da narrativa, se a conversa inicial foi bem desenvolvida.
Mesmo assim, ocorrem certas interrupções por motivos variados, prevalecendo aquela que é mais uma participação do ouvinte, quando faz uma espécie de adendo ao que o narrador contou.
Entretanto, alguém pode interromper com algum dito que nada tenha a ver com o enredo, apenas para chamar a atenção sobre sua pessoa.
Em nenhum caso, o contador interrompe a narrativa. Se foi um adendo, confirma-o com um sorriso, uma palavra, um gesto de assentimento. Na segunda hipótese, fixa o olhar na direção de quem o interrompeu, sorri e com um gesto pede-lhe para aguardar. Concluída a narração, imediatamente pergunta-lhe o que estava querendo dizer ou indagar, dando-lhe oportunidade de expandir-se.
Se o narrador mantiver uma atitude calma e tranqüila, sem se impacientar ou irritar-se, mesmo as crianças que por algum motivo não conseguem ficar atentas breve serão boas ouvintes, pois nada melhor que uma história para desenvolver a capacidade de atenção. As crianças que interrompem com freqüência e mostram indisciplina são as que mais necessitam ouvir histórias.