sábado, 8 de agosto de 2009

Baú de Experiência II


Escola um espaço de mudança


A escola pode ser um espaço de mudança a partir do momento que ponho este questionamento com base de minha profissão: "Como minha intervenção educativa pode auxiliar na formação integral dessa criança?" Este questionamento, que vai me nortear a vida toda. E fazer com que, não caia, sem perceber, no discurso da profissionalização ou da cidadania.
O professor esta ali, para instigar a criança e não para ensinar técnicas ou comportamentos adequados para viver em sociedade. A criança é um coração carregado de perguntas e esperança. E essa mudança quando, baseada neste questionamento são recíprocos...quem ensina aprende x quem aprende ensina.


CONHECIMENTO PESSOAL: A COR DO SENTIMENTO


OBJETIVOS: Identificar os próprios sentimentos e expressá-los, partilhando-os com o grupo.


MATERIAL: Lápis de cor


PROCEDIMENTOS: Durante os primeiros 5 minutos eu solicitei as crianças que se concentrasse, fechando os olhos, procurando uma interiorização e uma conscientização acerca dos próprios sentimentos no momento.
Decorridos os cinco minutos, e abrindo os olhos, eu pedi que cada criança, em silêncio, escolha um lápis de cor, relacionado a cor dele com os sentimentos do momento.
Prosseguindo, formam-se subgrupos obedecendo às cores dos lápis de cores, resultando daí grupos numericamente variados.
Cada criança desses grupos explicou para o seu grupo o relacionamento encontrado entre a escolha da cor do lápis e os seus sentimentos do momento.
Terminada esta etapa do exercício, todos se despediram uns dos outros com um abraço.
No dia seguinte...e eu solicita que todos procurem expressar seus sentimentos do momento, através de uma forma dada ao pedaço de papel. O importante não é tanto se a forma dada ao papel seja muito exata, mas o que esta forma representa.
A seguir formam-se novos subgrupos, ajuntando os membros pela semelhança das formas dadas ao papel, e durante alguns minutos cada um expôs ao grupo o significado do formato dado.
Terminada esta etapa do exercício, todos se despediram uns dos outros com um beijo. A dinâmica foi realizada ao som de música instrumental.
Desfeitos os subgrupos, seguem-se, em plenário, os comentários acerca da vivência deste exercício.


Eu fiquei muito emocionada, com a relação deles com a cor escolhida e o que esta naquele momento significava para eles...eu também participei da dinâmica e durante vários dias se comentavam sobre a mesma, em vários momentos eles a aplicavam. Porém no dia seguinte...na parte II da dinâmica , muitas crianças choraram e eu me emocionei muitos e enchi meus olhos de lágrimas com os relatos, as formas mais feitas foram: avião, barco e chapéu, que representa passeios , viagens alegrias e tristes. Porém dois me chamaram a atenção. Uma criança falou que tinha feito um Diamante, pois queria da para o pai dela, que foi embora e ele não sabia, mais ele é um Diamante para ela, a irmã e a mãe...e deste que ele foi embora elas choram e sofrem muito. A outra fez uma carta, pois lembrava que quando o pai dela foi embora ela escreveu uma carta para ela voltar e ele respondeu dizendo que não ia voltar...e ela ficou muito triste, junto com a irmã e a mãe. Até agora quando eu lembro me emociono, e acredito que não só eles me conheceram melhor com esta dinâmica com eu também os conheci, e nós mudamos uns com os outros pelos fato de agora nos conhecermos melhor, E nossas atitudes mudou muito deste então.


Pois a partir do momento que nos conhecemos, cada um soube o ponto de partida de cada um, por isso que nosso relacionamento ficou ainda melhor...ponto de chegada.

Gostaria de compartilhar, esta experiência com vocês...


Queridos ( as ), divida as suas comigo também, bjs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário