quarta-feira, 13 de julho de 2011

CIÊNCIAS

10 maneiras de aproveitar um dia no parque ou na praça

Dicas espertas para quem vai passar as férias com as crianças em sua própria cidade


parque

Um dia no parque ou na pracinha pode levar à descoberta de muitos conceitos de Ciências

São lugares cheios de mistérios - basta deixar a criança solta para as perguntas surgirem às dezenas, por que isto existe aqui e não ali, como foi que isso cresceu e aquilo morreu, por que os seres vivos são assim e não de outro jeito etc. Questões que remetem ao universo científico e vão exigir explicações sobre o como e o porquê. Tantas podem ser as perguntas que os pais ficam vez por outra sem graça de não saber responder, chegando a lamentar não ter deixado a criança jogando, quieta, videogame em casa.

Ser criança é ser curiosa - e cabe aos pais a tarefa de saciar essa necessidade de saber tudo e agora. Durante as férias, quando o não ter o que fazer parece aumentar a ânsia de descobrir o mundo, a ideia é oferecer um tipo de lazer que não apenas satisfaz a curiosidade como também estimula o raciocínio infantil: passeios em praças ou parques.

Mas aí está a ocasião para participar ativamente da educação do seu filho. Ninguém é obrigado a saber tudo, por isso, pai e mãe devem aproveitar a dúvida e propor uma pesquisa na internet ou uma ida à biblioteca atrás dos livros adequados. A criança vai se encantar com essa parceria garantem as especialistas Andrea Nunes Vaz Pedroso (Botânica) e Maria Isabel Iorio Soncini (Biologia e Ciências). São delas, aliás, as dicas de como aproveitar a ida ao parque ou à praça para se divertir.


Educar para Crescer



Nenhum comentário:

Postar um comentário